terça-feira, 30 de agosto de 2011

SECHSPA Comunica:

Confira os direitos garantidos na 
Convenção Coletiva 2011/2012
Data-base: 01/05
Para quem trabalha em hotéis, motéis e similares em Porto Alegre e para quem trabalha em bares, restaurantes e similares em Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão., Sapucaia do Sul e ViamAlegre e para quem trabalha em bares, restaurantes e similares em Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha,.
1)    Reajuste de 7,31% a partir de 1º/05/2011.
2)    Salário normativo – R$ 610,00 mensais a partir de 1º/05/2011.
3)    Quebra de caixa – 10% sobre o salário normativo.
4)    Qüinqüênio de 3% sobre o salário contratual.
5)    Aviso prévio proporcional - empregado com 4 anos ou mais na mesma empresa além do aviso de 30 dias, acréscimo de 2 dias para cada ano ou fração igual ou superior a 6 meses.
6)    Véspera de aposentadoria - empregados com contrato de cinco anos ou mais ao mesmo empregador  gozarão de estabilidade durante os doze meses que anteceder ao direito de obtenção de aposentadoria por tempo de serviço ou por idade. Deve ser comunicado ao empregador por escrito.
7)    Adicional de horas extras- as primeiras com 50% e as demais com adicional de 75%.
A Direção

SECHSPA engajado no Combate ao Fumo

29/08 a 1º/09: Semana Nacional de Combate ao Fumo
Não caia nas armadilhas do cigarro!
A indústria do tabaco usa aditivos com aromas e sabores para enganar você. Mas o que ela vende mesmo é dependência química, câncer e uma série de outras doenças. Não caia nessa! Fuja das armadilhas do fumo.
Uma grande parcela do investimento em marketing feito pela indústria do tabaco é direcionada a atrair crianças e adolescentes. Além de embalagens coloridas e com designs elaborados, a indústria introduziu uma ampla variedade de aromas e sabores atraentes, capazes de mascarar o gosto amargo de todos os produtos derivados do tabaco. Ao torná-los mais atraentes e agradáveis ao paladar ou com maior potencial de causarem dependência, esses aditivos aumentam, consequentemente, a possibilidade de causar danos à saúde.
Os aditivos estão nos cigarros, charutos, tabaco sem fumaça,kreteks, bidis e narguilé. Açúcar, mel, cereja, tutti-frutti, menta, baunilha e chocolate, entre outros sabores, visam mascarar tanto o gosto ruim do tabaco, quanto a irritação e a tosse que sua fumaça provoca; e, assim, facilitar a primeira tragada e o desenvolvimento da dependência à nicotina. Vários estudos indicam que os adolescentes são especialmente vulneráveis a esses efeitos e têm maior probabilidade que os adultos de ficar dependentes do tabaco. Muitos dos aditivos, inclusive o açúcar, ao serem queimados durante o ato de fumar, se transformam em substâncias altamente tóxicas e cancerígenas.
 O único objetivo da indústria ao acrescentar sabores e aromas ao tabaco é atrair você.
 Cuidado com as armadilhas!
 E aí? Você tem liberdade de escolha ou não?
Fonte: Instituto Nacional de Câncer

A OPINIÃO DO SECHSPA:

É por conhecer os malefícios do cigarro e por entender que para um bom desempenho das funções profissionais é importante que o trabalhador exerça suas atividades num ambiente que reúna condições favoráveis de bem-estar é que o SECHSPA está na luta pelo “Ambiente 100% Livre de Tabaco”.

Para tanto, o Sr. Orlando Rangel, presidente do Sindicato, tem incentivado as publicações da entidade a sempre tratarem do assunto, bem como, participa regularmente, junto com a diretoria, de reuniões, fóruns e encontros sobre o tema e, principalmente, coloca o SECHSPA presente na luta para a aprovação do Projeto de Lei nº 315 que prevê a restrição ao fumo em locais fechados, com a extinção dos “fumódromos” em âmbito nacional.



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Comissão discutirá terceirização com confederações trabalhistas

Comissão Especial sobre a Regulamentação do Trabalho Terceirizado realizará audiência pública no próximo dia 29 de agosto, com representantes de confederações trabalhistas, para discutir os projetos sobre terceirização que tramitam na Câmara.
O debate foi proposto pelos deputados Assis Melo (PCdoB-RS); Sandro Mabel (PR-GO) e Roberto Santiago (PV-SP).
Serão convidados para a audiência:
- o jurista e ex-ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto;
- o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Antonio Fernandes dos Santos Neto;
- o presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores e das Confederações Patronais, José Calixto Ramos;
- o presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Fabio Colletti Barbosa;
- o presidente da Confederação Nacional da Saúde, José Carlos de Souza Abrahão;
- e o presidente da Confederação Nacional de Serviços, Luigi Nese.

A reunião será às 14h30, em Plenário a ser definido.
Fonte: Contratuh

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ATENÇÃO trabalhadores do Litoral!

Cursos de Qualificação em Capão da Canoa
Numa parceria da Secretaria de Turismo, Ind. e Comércio e INA - Instituto Nacional América serão realizados Cursos de Qualificação Profissional que o SECHSPA aproveita e divulga para você!
Com início em setembro/2011 foram escolhidos 3 cursos:
 - Recepcionista de Hotel
 - Recepcionista Geral
 - Organizador de Eventos
Cada curso terá 200h/aula e serão ministrados no turno da noite em escolas municipais.
Serão oferecidos para os alunos: lanches, material didático e certificado de conclusão.
As inscrições estão abertas na Secretaria de Turismo desde o dia 15 de agosto de 2011.
Aproveite esta oportunidade de crescer profissionalmente!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SECHSPA participa de encontro entre Setur e Fecosul para debater qualificação

Encontro ocorreu na sede da Setur
O SECHSPA participou de encontro, no dia 18 de agosto, onde a convite da Secretaria de Turismo (Setur), a Fecosul participou de reunião que propôs a criação de um Comitê Gestor Empresarial e Profissional para a Qualificação do Turismo. O objetivo do comitê é reunir outras secretarias de Estado como: do Trabalho e Desenvolvimento Social, da Educação, do Esporte e Lazer e da Administração, entidades empresariais e profissionais para a construção de um termo de cooperação para promover programas de qualificação profissional e empresarial que atendam demandas de empregabilidade e geração de emprego.
A secretária do Turismo, Abgail Pereira, participou do início da reunião e disse que a Secretaria trabalha com bastante afinco para preparar o Rio Grande do Sul para bem receber os turistas. Ela agradeceu a presença dos participantes e disse que conta com todos para este desafio.
Luiz Fernando Lemos, diretor da Fecosul, aproveitou a oportunidade para entregar ao diretor de Relações com Mercado e Parceria da Setur, Maximillianus Pinent, um pré-projeto de parceria de qualificação profissional na área do comércio. A Fecosul já tem tratativas com a Secretaria para viabilizar programas de qualificação para o setor. Ao mesmo tempo a Fecosul sugere outras categorias que podem fazer parte do projeto.
Conhecido por suas ações na realização de Cursos de Qualificação Profissional, o SECHSPA acha muito válidas estas iniciativas provindas do Poder Público, "é importante este tipo de iniciativa, porque o setor do turismo está em franca expansão no Brasil, ainda mais com o advento da Copa de 2014", disse o presidente do Sindicato, Orlando Rangel.
Foto Valeria Pereira
Fonte: site da Secretaria Estadual de Turismo e Assessoria de Comunicação do SECHSPA

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Entidades Sindicais respondem à matéria da ISTOÉ: "Eles fabricam Sindicatos"

CONTRATUH 
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH, ao tomar conhecimento da matéria “Eles fabricam SINDICATOS”, veiculada na edição nº 2178, 10.08.2011, dessa revista, vem externar seu repúdio à inclusão  de forma inconseqüente de seu nome, na referida matéria, como sendo uma entidade sindical originária do “mercado negro das cartas sindicais”. Publicidade  que está ocasionando prejuízos irreparáveis à imagem desta entidade perante seus representados e a sociedade em geral.
A Confederação Nacional dos Empregados em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH é uma entidade de grau superior, criada em 26 de outubro  de 1988, com a finalidade de estudo, coordenação, proteção, orientação e representação legal das entidades sindicais representantes dos “Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade e de tais Trabalhadores inorganizados em Sindicatos e Federações, em nível nacional, visando sempre a luta em prol dos direitos trabalhistas de seus representados. E, teve seu registro sindical concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 22.03.1990, após a promulgação da Constituição Federal de 1988, por intermédio do processo nº 24000.001526/90-96. Assim, ante mais de 20 anos de atuação em prol dos “Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade”, é totalmente descabida e irresponsável a afirmação de que esta Confederação foi criada em decorrência da existência de um “mercado negro de cartas sindicais”.
Sendo está Confederação detentora de grande prestígio no meio político e sindical, tanto que seu representante legal tem assento no Conselho Nacional do Turismo e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Social, resultado de um excelente desempenho perante a sociedade em geral.
É notório que a publicação da referida matéria promoverá o descrédito desta Confederação perante seus representados e a sociedade.
Contudo, é importante ressaltar que a CONTRATUH  subscreveu a ADI 4120, em trâmite no STF, que tem como objeto a declaração de inconstitucionalidade da Portaria nº 186/2008, do Ministério do Trabalho e Emprego, norma responsável pela criação indiscriminada de entidades sindicais, fragmentação da representação dos trabalhadores e- enfraquecimento das entidades sindicais.
Assim, considerando o direito de resposta ou retificação reconhecido constitucionalmente como direito fundamental no art. 5, inc. V da Constituição Federal, regulamentado nos artigos 29 a 36 da Lei da Imprensa (5.250/67), requer que esse meio de veiculação se retrate, dando publicidade de que esta Confederação foi criada e obteve seu registro sindical a mais de 20 anos, período em que vem atuando na defesa de seus representados, observando que a criação desta  Confederação não teve origem no suposto “mercado negro das cartas sindicais”.
Atenciosamente,
Moacyr Roberto Tesch Auersvald
Diretor Presidente

FETHEPAR – Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Paraná

MANIFESTAÇÃO EM RELAÇÃO À MATERIA “ELES FRABRICAM SINDICATOS” PUBLICADA PELA REVISTA ISTOÉ - EDIÇÃO DE 10 DE AGOSTO DE 2011

À RESVISTA ISTOÉ

A da diretoria FETHEPAR – Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Paraná, surpreendeu-se com a matéria “Eles fabricam SINDICATOS”, veiculada na edição nº 2178, de 10 de agosto de 2011, cuja reportagem leva a assinatura ao que parece de Cláudio Dantas Sequeira dessa Editora e sita a CONTRATUH - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, como sendo uma Confederação que fabrica sindicatos. Negritamos.
Lamentamos que um órgão de comunicação, que sempre mereceu nosso respeito, tenha publicado matéria daquela natureza sem apurar se a CONTRATUH faz parte das entidades que segundo essa editora agem como quiseram fazer crer os responsáveis pela publicação.
R E P Ú D I O
Repudiamos a atitude do jornalista e do editor da revista, que irresponsavelmente, sem medir conseqüências, lançam no abismo o nome de uma entidade sindical séria.
A CONTRATUH, ao longo de seus mais de 20 anos de existência, vem lutando por um sindicalismo sério, pela manutenção e mais direitos aos trabalhadores, aos aposentados e toda a sociedade brasileira, não merecendo, portanto, levar essa “pecha” imposta pela Revista ISTOÉ”.
Nossa posição é respaldada pela importância que damos a um país onde “impera a democracia”, porém, uma democracia séria que deve ser exercida com responsabilidade.
A CONTRATUH - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade foi fundada em 26 de outubro de 1988, e a concessão do registro sindical pelo Ministério do Trabalho e Emprego deu-se em 22 de março de 1990 no processo nº 24000.001526/90-96, e tem defendido incansavelmente a unicidade sindical assegurada pela Constituição Federal de 1988, sempre primando por um sindicalismo sério e responsável, jamais tendo feito parte de um “mercado negro de cartas sindicais”, como se referiu à matéria dessa revista.
DO DIREITO DE SE MANIFESTAR E EXIGIR
A FETHEPAR é uma entidade filiada na Confederação desde sua fundação que se deu com a presença centenas de sindicatos e federações de todo o País.  Por isso tem legitimidade de e o direito de repudiar a atitude do jornalista, e do editor responsável por esse órgão de comunicação que, se não agirem segundo a lei de imprensa, poderão ser responsabilizados pelos danos que causarem.
Ademais, na condição de filiada na Confederação, tem o direito de exigir dessa editora que atenda ao pedido feito pela CONTRATUH, no sentido de retratação ou direito de resposta, na forma do que prevê a Constituição Federal de 1988 e a lei de imprensa, tendo em vista a repercussão da irresponsável matéria que tentou colocar na lama o nome de uma respeitada entidade sindical de grau superior.
Curitiba, 12 de agosto de 2011
Wilson Pereira
Dir. Presidente da FETHEPAR



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11 de agosto: Dia do Garçom e do Empregado Hoteleiro

O SECHSPA parabeniza essas duas categorias de trabalhadores que ajudam a tornar o Brasil um país agradável e hospitaleiro, tanto para seua habitantes, quanto para os turistas.
Lembramos que o Sindicato está sempre atento aos direitos dos Empregados no Setor Hoteleiro e na luta pela regulamentação da profissão de Garçom, bem como, para que se transforme em Lei a gorjeta de 10%.
Parabéns pelo seu dia, profissional da hospitalidade!