segunda-feira, 22 de abril de 2013

Camareira que limpava banheiro de centro de eventos receberá adicional de insalubridade


Uma camareira da Serrano Hotéis S/A que também trabalhou como auxiliar de limpeza no centro de eventos do hotel em Gramado (RS) receberá adicional de insalubridade pelas atividades de coleta de lixo e limpeza de banheiro em local de grande movimento. A Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho proveu recurso de embargos da camareira e restabeleceu a sentença que condenara o hotel ao pagamento do adicional.
Atividade insalubre
Na reclamação trabalhista, a camareira disse que atuou também como garçonete no salão de eventos e limpava 12 banheiros públicos no local. A tarefa, segundo ela, incluía a higienização de vasos sanitários e coleta de lixo, que a expunha à repetida exposição, manipulação e contato com dejetos humanos e diversos tipos de agente biológico.
A perícia designada pela 1ª Vara do Trabalho de Gramado (RS) confirmou a exposição da empregada a riscos ambientais em contato com agentes químicos (limpeza) e biológicos (coleta do lixo dos banheiros dos quartos e salão de eventos), classificados como insalubres em grau médio e máximo. Com base na perícia, o juiz deferiu o adicional de insalubridade em grau máximo, com reflexos nas verbas trabalhistas.
Mantida a sentença pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), a Serrano Hotéis apelou ao TST. Alegou que a atividade da camareira se equipara a limpeza em residências e escritório, e não se enquadrava como atividade insalubre definida na Norma Regulamentadora nº 15 do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE). A decisão, segundo a empresa, era ainda contrária à Orientação Jurisprudencial nº 4 da SDI-1.
A Oitava Turma deu razão ao empregador e absolveu-a do pagamento do adicional, por entender que, embora o lixo recolhido nos sanitários, da mesma forma que o coletado nas vias públicas, gere insalubridade em grau máximo, não basta a constatação da insalubridade por laudo pericial para o empregado ter direito ao adicional: a atividade tem de estar classificada como insalubre norma do MTE, o que não era o caso.
A camareira interpôs então embargos à SDI, insistindo no direito ao adicional. Inicialmente, o ministro Renato de Lacerda Paiva, relator dos embargos, destacou a necessidade de se diferenciar o manuseio de lixo urbano (para o qual é devido o adicional) do lixo doméstico (que não gera direito ao adicional). Depois, observou o entendimento do TST segundo o qual a limpeza de banheiro público em locais de grande circulação de pessoas motiva o pagamento do adicional, desde que constatado por perícia, nos termos da OJ nº 4.
No caso, a perícia concluiu pela existência de contato com agente insalubre, nos termos do Anexo 14 da NR 15 do MTE. O ministro Renato citou alguns precedentes do TST em casos semelhantes, nos quais foi deferido o pagamento do adicional, para concluir pela má aplicação da OJ nº 4 e prover o recurso, restabelecendo a sentença que condenou o hotel ao pagamento do adicional de insalubridade e reflexos.
Fonte: TST

quinta-feira, 4 de abril de 2013

SECHSPA participa de Workshop da CONTRATUH


O SECHSPA, representado pelo seu presidente Orlando Rangel e mais três diretores, está participando da 1ª etapa do Workshop de Qualificação Sindical 2013, realizado na região Sul, em Florianópolis – SC, desde a quarta-feira (03/04). O evento acontecerá até 05/04, no Ingleses Praia Hotel. O objetivo do workshop é dar continuidade à qualificação do dirigente sindical, com temas prioritários para a Copa de 2014 e Olimpíadas.
Na ocasião, o presidente da Confederação, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, observou ser enorme a satisfação desta Confederação em receber a todos, pois este evento foi preparado com todo carinho a atenção, oportunidade em que, agradeceu a presença de todos os diretores que acompanham a realização de todos os eventos.
Ainda durante a abertura do workshop, Moacyr Roberto ressaltou a iniciativa da CONTRATUH de encaminhar oficio à Presidência da República solicitando a instalação de negociação nacional para o segmento “turismo e hospitalidade”. A solicitação foi atendida, originando discussões em relação à contratação dos profissionais para copa do mundo. O objetivo é de assegurar melhores condições de trabalho, salário digno, segurança, qualificação, combate a exploração sexual, com a participação de todas as centrais sindicais.
Hoje, 04/04, estão sendo realizadas palestras sobre Gestão Sindical com Responsabilidade Social e Noções Jurídicas para Negociação Coletiva.
Informações e foto: Contratuh

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mesa triparte do Turismo e Hotelaria é ativada

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH) participou, no dia 27 de março, da mesa tripartite de Turismo e Hotelaria, no Palácio do Planalto. 
Na ocasião, o objetivo da reunião com o assessor especial da presidência da república, José Feijó, foi de ativar a mesa triparte para o acompanhamento dos grandes eventos.
Durante a reunião, foi organizada uma pauta de reivindicações que pede a contratação; a formação e qualificação; saúde e segurança; representação sindical; condições de trabalho; resolução rápida de conflitos e relações com a comunidade. Além disso, foram marcadas datas para mesas redondas com a participação da CNTur, da Federação Nacional de Hotéis, da Nova Central, da CUT, da UGT, da Força Sindical e da CTB. 
Fonte: Contratuh