quarta-feira, 29 de maio de 2013

Cursos para a Copa 2014

Governo abre pré-matrícula do Pronatec Copa para 120 cidades do país


Etapa vai até o dia 7 de junho; objetivo é melhorar qualidade da prestação de serviços aos turistas

As pré-matrículas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, na modalidade Pronatec Copa, estão já abertas e se encerram no dia 7 de junho. São ofertados cinco cursos: recepcionista e camareiro em meios de hospedagem, garçom, auxiliar de cozinha e organizador de eventos. Pessoas que têm mais de 18 anos e que moram em uma das 120 cidades contempladas podem se inscrever em um dos cursos disponíveis.
Para fazer a pré-matrícula, o interessado deve procurar a secretaria de turismo de sua cidade. Depois de matriculado, será emitida uma carta de encaminhamento, que deverá ser apresentada na instituição de ensino, juntamente com os seguintes documentos: carteira de identidade (cópia e original) ou carteira de motorista; CPF (cópia e original); declaração de escolaridade; e comprovante de residência.
As 120 cidades contempladas podem ser consultadas em site na internet. Em caso de dúvida, elas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 606 8484. O Pronatec Turismo foi criado pelo Ministério do Turismo para contribuir para a melhoria na qualidade da prestação de serviços aos turistas.
Os cursos serão feitos nestas instituições: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Social do Transporte (Sest), escolas públicas federais e estaduais, institutos federais e escolas estaduais de educação profissional, ou outras criadas pelos ofertantes, como unidades remotas de ensino.
O programa é dividido em três linhas de ação: Pronatec Copa, que visa a atender à necessidade por novos profissionais; Pronatec Copa na Empresa, que busca facilitar aos empresários o aperfeiçoamento de seus empregados e colaboradores; e o Pronatec Copa Social, que oferece qualificação às pessoas em situação de vulnerabilidade social, facilitando sua inserção no mercado de trabalho. Da Agência Brasil 
postado em 21/05/2013 18:35 h

segunda-feira, 20 de maio de 2013

SECHSPA participa de painel da DRT/RS


O SECHSPA, representado pelo seu presidente, Orlando Rangel, e diretores, participou no dia 17 de maio, de um painel sobre Certificação Digital e as novas regras para o Registro de Sindicatos, promovido pela Delegacia Regional do Trabalho/RS, no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Presidente do SECHSPA e diretores participaram de evento na AL/RS
Cesar Haiachi, Coordenador Geral de Registro Sindical,
falou sobre as Portarias que interessam aos Sindicatos
A palestra, que tratou da Portaria nº326/2013 (Certificação Digital) e atualização de dados das entidades sindicais já com registro sindical, Portaria nº02/2013, foi ministrada pelo Coordenador Geral de Registro Sindical, de Brasília, Cesar Castro Haiachi. O evento também contou com a presença do Secretário de Relações do Trabalho, Manoel Messias.
Para o presidente do SECHSPA, Orlando Rangel, "é importante que o Sindicato esteja sempre atualizado, para melhor participar das lutas do movimento sindical e, assim, ser mais efetivo em seu trabalho diário".

terça-feira, 14 de maio de 2013

Fechado mais um Dissídio Coletivo 2013. 
Clique na página Dissídio Coletivo Hotéis Grande POA - 2013 e confira a íntegra das cláusulas.

CAE aprova projeto que destina 80% das gorjetas para os garçons

BRASÍLIA - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje o projeto de lei que destina 80% do valor das gorjetas concedidas nos bares, restaurantes, hotéis e similares aos garçons e demais trabalhadores desses estabelecimentos.
Os outros 20% ficarão com as empresas que utilizarão os recursos para cobrir encargos sociais e previdenciários dos seus empregados. A CAE aprovou também requerimento de urgência para a votação do projeto pelo plenário do Senado. O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
Atualmente, segundo explicou o relator do projeto, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), 80% dos pagamentos em bares, restaurantes e hotéis são feitos por cartão de crédito.
“Por causa disso, de 40% a 60% do valor das gorjetas são distribuídos aos garçons e demais trabalhadores dos estabelecimentos”, explicou Lindbergh. “O objetivo do projeto é mudar essa distribuição e fixar o montante a ser destinado aos garçons em 80%”, disse. O projeto não torna obrigatória a gorjeta, que continuará opcional, e nem altera o seu valor, que continuará em 10%.
Fonte: Ribamar Oliveira/Valor Econômico

O SECHSPA  continuará acompanhando para trazer todas as informações a respeito do assunto para você, trabalhador!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Feliz Dia do Trabalhador!

Dia de comemoração, mas também de reivindicação para garantir direitos e avançar em conquistas.

Parabéns a todos os trabalhadores em hotéis, motéis, pousadas, apart-hotéis, campings, hotéis-fazendas, bares, cafés, danceterias, sorveterias, lanchonetes, churrascarias, casas noturnas e similares de todo o Brasil!
O SECHSPA está empenhado, junto com o movimento sindical, na conquista da pauta de reivindicações de toda a classe trabalhadora, em especial o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas e a política de valorização dos aposentados.


Parabéns Trabalhador! Parabéns a você que confia no seu Sindicato e realiza sua jornada com dignidade, acreditando sempre que dias melhores virão!