terça-feira, 17 de abril de 2012

Acordo entre Sinthoresp e McDonald's garante jornada e salários em 34 municípios de SP

O SECHSPA traz esta excelente notícia a respeito do que está acontecendo com os trabalhadores do McDonald's de São Paulo e mais 33 municípios representados pelo Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e Região). 
  A partir de agora, fica extinta a jornada móvel e está assegurado o pagamento dos Pisos. Pela forma anterior, praticada pela multinacional sem a anuência do Sindicato, trabalhadores vinham recebendo tão somente pelas horas trabalhadas (escala móvel). Isso resultava em salários ínfimos e bem abaixo do Piso da categoria. 
  O acordo, assinado na tarde de 10 de abril vinha sendo negociado há meses. Vale lembrar que, paralelamente às negociações, o Sindicato havia desencadeado uma série de ações denunciando os abusos trabalhistas da empresa. 
  Uma das frentes de ação do Sinthoresp foi junto ao Legislativo. O Sindicato realizou atos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e no Congresso Nacional, onde o senador Paulo Paim (PT-RS) teve atuação destacada em relação à questão. 
Fonte: Agência Sindical