Funcionários do McDonald’s já estão começando a sumir
Rede
de fast food aumentou a aposta em unidades de autoatendimento. A cada
quadrimestre, McDonald's planeja incluir 1.000 lojas no formato
O mundo em
que os robôs acabarão com empregos operacionais
está cada vez mais próximo. Se antes a ameaça estava apenas nas indústrias e
seus maquinários, agora até os atendentes do McDonald’s correm o risco de desaparecer.
A rede de fast food está apostando, ao menos
internacionalmente, em um formato de atendimento que dispensa a necessidade de
funcionários e faz os próprios consumidores se atenderem, seja por meio de
painéis ou por seus próprios smartphones.
O objetivo, segundo a própria
rede, é “construir um McDonald’s melhor”. Primeiro, é uma forma de modernizar o negócio e adaptá-lo
aos novos hábitos dos comedores de sanduíches e batatinhas – o que melhora os
resultados da rede. “Descobrimos que, quando as pessoas ponderam mais tempo,
selecionam mais itens”, contou o CEO Steve Easterbrook ao veículo americano
CNBC. “Há uma leve alta do nosso tíquete médio”. Além de, claro, poupar custos
trabalhistas.
O McDonald’s planeja mudar 1.000
lojas para receber a tecnologia a cada quadrimestre pelos próximos dois anos.
Regiões como Austrália, Canadá e Reino Unido já estão completamente integradas
com o autoatendimento em painéis e pedidos feitos no smartphone. Alemanha e
França estão perto de entrar para esse time.
Segundo o veículo The Street, 3 mil restaurantes estadunidenses
do McDonald’s já estão com a tecnologia. Metade das lojas terão o
autoatendimento até o fim deste ano. O McDonald’s possui 20 milhões de
usuários cadastrados em seu aplicativo de pedidos e 20 mil restaurantes
apresentam a opção de pagamento pelos smartphones. Ao todo, será um
investimento de 2,4 bilhões de dólares (cerca de 9 bilhões de reais, na cotação
atual) nessa modernização e na abertura de mais 1.000 restaurantes.
Easterbrook reitera, porém, que
outras formas de fazer o pedido não deixarão de existir, como o velho
atendimento presencial e a passagem pelo drive-thru. Nos Estados Unidos, a rede
também aposta na entrega por delivery. “Você pode pagar e customizar seu pedido
de diferentes maneiras. Acho que estamos adicionando mais escolhas e variedades”.
Muitos funcionários nos balcões do McDonald’s não vão esperar para ver.
Fonte: Exame