terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco

Onde há fumaça, há fogo
      31 de maio é o dia mundial dedicado à luta contra o tabagismo.
   Fora todas as questões já muito discutidas e conhecidas sobre o quão prejudicial é o cigarro para seus usuários, ainda há o aspecto de ser maléfico ao fumante passivo. Aquele, que como eu, não pretende fumar, não tem apetência, sequer pelo odor exalado; ou mesmo para aquele que já decidiu por largar o cigarro, mas muitas vezes ainda frequenta ambientes em que estão esses usuários.
   Encontro-me diversas vezes em situações sociais, festas, eventos, onde amigos, colegas estão fumando. Claro, não se escolhe os amigos discriminando por fumantes, ou não-fumantes; mas por serem nossos amigos, justamente cabe a quem percebe, o aviso, o alerta.
   Também um ambiente de trabalho, livre 100% de tabaco, auxilia, inclusive numa melhor produção. Aos não-fumantes, um alívio; aos fumantes, uma certa disciplina e a certeza que a garantia de ar puro, faz parte do Direitos Humanos, e isso deve ser respeitado.
     Onde há fumaça, há fogo.
   Uma fumaça que pode ser fatal, que com certeza é prejudicial à saúde, e muitas vezes ao contato social, amizades e inclusive ao rendimento profissional, pois foi já foi constatada que a nicotina prejudica às atividades cerebrais.
   Se pesarmos os prós e contras, não restaria dúvida. Ao apagar em definitivo essa fumaça, estaremos garantindo mais saúde a nós mesmos, às pessoas envolta, aos que amamos, e também garantindo novas amizades, melhor sucesso profissional, e uma vida mais digna.
Ana Cecília Romeu
Publicitária e escritora