sexta-feira, 8 de julho de 2011

Porto Alegre em busca do título de Host City Esportiva

O Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau assinou um convênio com a Prefeitura de Porto Alegre, hoje, 8 de julho, com o objetivo de incrementar o turismo esportivo no município.
O Porto Alegre Convention & Visitors Bureau e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre assinaram nesta sexta-feira (8 de julho), pela manhã, no salão nobre da prefeitura, durante reunião da Câmara Temática Marketing, Eventos e Cultura, convênio inédito para mapear a infraestrutura esportiva da Capital e Região Metropolitana. O trabalho vai possibilitar a criação de um modelo executivo e de negócios para atrair eventos do setor para a cidade. A iniciativa é o primeiro passo para buscar o título de Host City e inserir a capital gaúcha no circuito mundial de eventos esportivos. A assinatura aconteceu com a presença do prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, o secretário de Turismo, Luiz Fernando Moraes, e da presidente do POACVB, Berenice Lewin.

Em três meses, quando o inventário estiver finalizado, a cidade poderá contar com um levantamento minucioso – quantitativo e qualitativo – sobre o potencial existente para receber grandes eventos na área. Com o trabalho em mãos, desenvolvido em parceria com clubes, federações e entidades do meio esportivo público e privadas - o POACVB, em conjunto com o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre e Secretaria Municipal de Turismo irá planejar um calendário de captação de eventos esportivos alinhado com o perfil técnico da estrutura pesquisada e articulado com os critérios estabelecidos pelos organizadores dos eventos. O estudo também indicará investimentos futuros que possam equipar os espaços dentro de parâmetros internacionais.
     Na visão do SECHSPA este convênio possibilitará o incremento da área de lazer, hospedagem e gastronomia, o que garantirá a abertura de novos empreendimentos e ampliação dos empregos no setor.