terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SECHSPA participa de mobilização pela valorização do piso regional em reunião com governador do RS


Valter Souza, presidente da NCST/RS, mobilizando os sindicalistas para a valorização dos trabalhadores e do Piso Regional . Ao lado direito, Orlando Rangel, presidente do SECHSPA
Diretoria do SECHSPA marcou presença
Sindicatos que compõem a NCST compareceram em massa, dentre eles o SECHSPA
        O SECHSPA participou de um ato pela valorização do Piso Regional, em frente ao Palácio Piratini, ontem, 27/2, com as centrais sindicais e federações de trabalhadores. Logo após a mobilização, todos foram recebidos em audiência pelo governador Tarso Genro.
O presidente da NCST/RS (central a qual o SECHSPA é filiado), Valter Souza, foi enfático ao defender a valorização dos trabalhadores a partir de um piso regional digno, "estaremos sempre lutando pelos direitos e conquistas dos trabalhadores", disse.
O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Guiomar Vidor elogiou a posição do Executivo ao defender a manutenção e valorização do salário mínimo regional, cujo reajuste tramita na Assembleia Legislativa. "O que mais nos agradou foi ouvir a opinião firme de Tarso, que entende o piso regional como um instrumento indutor do processo de desenvolvimento, garantindo que ele faz parte da pauta do Governo", afirmou. 
Os trabalhadores também pediram apoio do Poder Executivo para a inclusão de novas categorias na abrangência do piso e implementação de uma política permanente de valorização do salário mínimo regional. De acordo com o presidente da CTB, existe uma parcela significativa que ainda não é beneficiada com o índice, como os trabalhadores do setor contábil e hoteleiro. 
Piso Regional 
O projeto de lei que reajusta o piso regional em 14,75% foi protocolado pelo Governo do Estado na Assembleia Legislativa no dia 20 de dezembro do ano passado. Com o reajuste, o valor passará de R$ 610,00 para R$ 700,00 na faixa salarial mais baixa a partir de 1º de março. Atualmente, o piso alcança 34 categorias profissionais.
Sindicalistas foram recebidos em audiência pelo governador do RS

Fonte: Assessoria SECHSPA e gabinete do governador
Fotos: Pedro Costa/Assessoria SECHSPA e Caco Argemi/Palácio Piratini