quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SECHSPA reúne-se com centrais para discutir Piso Regional

SECHSPA inclui hoteleiros na Faixa 1 do Piso Mínimo Regional
O SECHSPA, que representou os empregados do comércio hoteleiro, de restaurantes e bares de Porto Alegre, esteve presente na reunião promovida pela CTB com as centrais sindicais e lideranças sindicais dos trabalhadores no ramo cinematográfico, refeições coletivas, condomínios e agências de turismo do Estado. Na pauta, a inclusão dessas categorias nas faixas do Piso Mínimo Regional.
Segundo o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, “essa reunião é um marco importante porque ela determina a nossa retomada pela valorização do Piso Mínimo Regional. Há uma pressão muito grande por parte do empresariado, que já teve uma audiência com o governador, e dos representantes dos sindicatos patronais de hotéis e cinemas, a fim de que esses trabalhadores não sejam incluídos no Piso Regional”.
O presidente do SECHSPA, Orlando Rangel, disse que a inclusão dos empregados no setor hoteleiro na Faixa 1 é um avanço para toda a categoria. E nesse sentido o Sindicato está empreendendo seu trabalho, participação e mobilização na luta pela valorização do Piso Mínimo Regional.
Além do SEHCSPA e centrais, também estiveram presentes representantes das seguintes entidades: Federação dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Sul (FECHSRS),  Sindicato dos Empregados em Empresas Exibidoras, Distribuidoras e Produtoras de Filmes e Vídeos Cinematográficos do Estado do Rio Grande do Sul (SEECERGS); Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares, Refeições Coletivas, Agências de Turismo, Condomínio, Turismo e Hospitalidade de Santa Maria (SECOHTUR) de Gramado e Santa Maria; Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares e em Turismo e Hospitalidade de Caxias do Sul (SINTRAHTUR) e Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Canela (SEHSC).

Encontro com o presidente da Assembleia Legislativa

Após a reunião na sede da CTB, os participantes rumaram para a Assembleia Legislativa a fim de encontrarem-se com o presidente do parlamento gaúcho, Deputado Estadual Alexandre Postal (PMDB), que recebeu representantes das centrais sindicais e sindicatos no Palácio Farroupilha. As entidades pediram agilidade na votação do Projeto de Lei 455/2011, do Poder Executivo, que trata do reajuste do piso regional salarial e prevê inclusão de categorias. Além disso, defenderam a criação de uma política permanente de valorização do piso. Postal reforçou que a Casa está aberta ao diálogo e colocou-se à disposição dos sindicatos para dar encaminhamento às demandas na Assembleia Legislativa.
Além de representantes de mais de dez sindicatos do rio Grande do Sul, dentre eles o SECHSPA, também participaram da audiência, na Sala da Presidência, os deputados Álvaro Boessio (PMDB), Heitor Schuch (PSB) e Raul Carrion (PCdoB.

O PL 455/2011
Estabelece índice de reajuste de 14,75%, mas as centrais sindicais pedem 18,7%, segundo o presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do RS (Fecosul), Guiomar Vidor, também presidente da CTB-RS. As entidades querem a aprovação do projeto na íntegra, atendendo à reivindicação do Sindicato de Hotéis Bares e Restaurantes, do Sindicato dos Empregados em Empresas Exibidoras, Distribuidoras e Produtoras de Filmes e Vídeos Cinematográficos do Estado do Rio Grande do Sul e do Sindicato dos Empregados e Trabalhadores em Empresas de Garagens e Estacionamentos, que representam as categorias incluídas na proposição.