segunda-feira, 19 de maio de 2014

CONTRATUH adere à campanha internacional contra baixos salários da rede de fast food






A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH aderiu a uma campanha internacional, juntamente com entidades sindicais de todo o mundo, pedindo salários e direitos mais dignos para os trabalhadores de fast food. O protesto global a favor da campanha está previsto para acontecer hoje, 15 de maio, em 150 cidades de 32 países.
O presidente da CONTRATUH, Moacyr Roberto, e parte da diretoria da entidade participaram, na última quarta-feira (07/05), de uma caminhada e coletiva de imprensa com os integrantes da 1° Conferência Internacional para o setor de Fast Food, realizada em Nova Iorque, EUA, nos dias 5 e 6 de maio. Os trabalhadores fizeram uma passeata pelas avenidas da cidade e se concentraram em frente a uma loja do McDonald’s. Com palavras de ordem como “We are the workers, fast food workers, fighting for justice” do português “somos trabalhadores, trabalhadores de fast food, lutando por justiça”, e discursos dos líderes de diversos países, os manifestantes protestaram pedindo por melhores condições de trabalho e anunciaram as manifestações previstas pra acontecer hoje.
Para Moacyr é importante que os trabalhadores estejam unidos pelo combate aos abusos praticados pela rede McDonald’s. “É triste ver que eles praticam essas ilegalidades por todo o mundo. Continuaremos lutando no Brasil e apoiaremos essa campanha em nível global”, afirmou.
Para o diretor do SEIU, Jose Simões, esse evento é muito importante por ser a primeira reunião global dos trabalhadores de comida rápida. “Estamos felizes de contar com a CONTRATUH e com o Brasil. São 32 países deixando uma mensagem bem clara para a rede de fast food: tem de tratar os trabalhadores de maneira digna. E tem que ter salários melhores. Esse é o início da nossa campanha global, o mundo está lutando pela mesma causa”, destacou.
A participação da CONTRATUH foi destaque na 1ª Conferência Internacional para o setor de Fast Food e na manifestação em frente ao McDonald’s, que teve grande repercussão nos veículos de comunicação internacionais.


Assessoria de comunicação - CONTRATUH