quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Turismo criou mais de 214 mil novos empregos em 2023

 

O turismo nacional foi o responsável pela criação de 214.086 vagas de empregos formais dentro do setor, em 2023. Os dados foram divulgados no final de janeiro pelo Ministério do Turismo com base nas informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os meios de hospedagens, bares e restaurantes representam boa parte do quantitativo total no período.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números comprovam o bom momento vivido pelo setor. “Sabemos a relevância do setor – segundo maior gerador de empregos, atrás apenas da construção civil – para economia. Vale destacar que o turismo movimenta mais de 50 cadeias e por este motivo precisamos cada vez mais fortalecer essa área econômica do nosso país”, destacou.

Entre os segmentos que mais geraram empregos no ano, o de alojamento e alimentação se destacou com a criação de 119.791 vagas formais. Em seguida, aparece o setor de Artes e Cultura, com 25.543 mil empregos e atividades de organização e eventos, com 22.821 contratações formais.

Pesquisa

Com a melhora da economia do país o brasileiro começa a ver impactos reais no dia a dia.  De acordo com a pesquisa “Tendências de Turismo” realizada pelo MTur, o setor é visto pela população coma a terceira atividade econômica mais importante do país. Em primeiro lugar aparecem empatadas Tecnologia e Comércio com média 9 em uma escala de 0 a 10. Turismo aparece com média de 8,8 empatado com os setores da indústria e da agropecuária.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo