sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Paulo Paim volta a defender fim do fator previdenciário


O senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a defender, ontem, o fim do fator previdenciário, criado para elevar o tempo de contribuição dos trabalhadores. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 296/2003 (PL 3299/2008 na Câmara), de sua autoria, tramita na Câmara dos Deputados e está pronto para votação do plenário.
- O Presidente da Câmara, Marco Maia, disse que colocará o projeto em votação entre os dias 21 e 22 de novembro, mas, uma vez votado lá, como sei que será feito um substitutivo em relação ao meu projeto aqui aprovado, ele volta para o Senado, e o Senado não há de vacilar – afirmou.
O fim do fator previdenciário chegou a ser aprovado pelo Congresso, mas foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. O senador disse confiar na sanção da presidente Dilma Rousseff.

Reajuste real
Paim também defendeu a aprovação projeto de sua autoria em favor dos aposentados e pensionistas que têm benefícios acima do salário mínimo. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 361/2012 prevê para esses benefícios reajuste real reajuste a partir do crescimento da massa salarial no país.
- É semelhante ao [reajuste] que é dado hoje ao salário mínimo, que é a inflação mais PIB – explicou.
 Fonte: Agência Senado