quarta-feira, 16 de março de 2011

Audiência pública no Plenarinho discute Piso Regional

O salário mínimo regional está em discussão na manhã desta quarta-feira (16) no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A audiência pública da Comissão de Economia, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), foi requerida pelo deputado Heitor Schuch (PSB). O debate conta com a participação de parlamentares e representantes de centrais sindicais e patronais.
Heitor Schuch lembrou que até 2005 o piso regional não provocava discussões, mas quando começou a acontecer a defasagem da proporção em relação ao mínimo nacional, e os trabalhadores perderam poder de compra, começaram as dificuldades no entendimento entre as partes.

O parlamentar também justificou a solicitação de audiência pública devido à antecipação da data-base: de maio para março em 2011;  em 2012, a data-base será em 1º de janeiro. Dessa forma, a previsão é de que o salário mínimo nacional ultrapassará a faixa 1 do piso estadual. "Isso vai exigir que aqui no estado, a partir de janeiro, seja dado um aumento de, no mínimo, 18 % para colocar o piso estadual no mesmo patamar do salário mínimo nacional", considera Schuch. 

Fonte: AL/RS