O diretor do SECHSPA, Darci Oliveira, representou o sindicato |
O SECHSPA esteve nessa terça-feira, 09/07, na Delegacia Regional do Trabalho, para uma reunião entre todos os afetados no caso do incêndio do Mercado Público de Porto Alegre. O objetivo era buscar soluções para a manutenção dos empregos, principalmente da área de restaurantes, onde segundo empresários do Mercado Público presentes, há cerca de 70 empregados que estão sem poder trabalhar, até que os estabelecimentos possam ser reabertos.
Na reunião, que contou também com representantes da Prefeitura, Fecomércio, permissionários do Mercado Público e foi mediada pelo superintendente Regional do Trabalho, Heron Oliveira, ficou decidido que será utilizada para garantia dos empregos uma bolsa de qualificação profissional custeada por um período de até cinco meses pelo Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT). O benefício é destinado a pessoas com contrato de trabalho suspenso, que atendam aos critérios da lei do seguro-desemprego.
O trabalhador participará de cursos de qualificação, que serão dados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) e deverá ter, no mínimo, 75% de frequência.
O superintende ressaltou que a bolsa deve ser posta em Convenção Coletiva entre empregados e patrões.
O diretor do SECHSPA, Darci Oliveira, declarou que o sindicato dos empregados está a disposição, em tempo integral, para resolver essa situação que preocupa tanto os empresários, como os trabalhadores.