quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Mais de 20 pessoas são encontradas em situação análoga à escravidão no RS

Trabalhadores moravam em caminhão e recebiam apenas água e comida
Trabalhadores moravam em caminhão e recebiam apenas água e comida | Foto: PRF / Divulgação / CP

Trabalhadores moravam em caminhão e recebiam apenas água e comida | Foto: PRF / Divulgação / CP

 Mais de 20 pessoas foram encontrados em situação análoga à escravidão no Rio Grande do Sul nessa quarta-feira. A Polícia Rodoviária Federal - em ação conjunta com a Polícia Civil, a Brigada Militar e o Ministério do Trabalho e Emprego - prendeu dois irmãos na BR 386 em Lajeado, no Vale do Taquari.

A PRF recebeu denúncia de que dezenas de pessoas estavam sendo obrigadas a viver em situações precárias dentro do compartimento de carga de um caminhão. À noite, o veículo ficava em um posto de combustíveis abandonado, localizado no Km 341 da rodovia.

A PRF descobriu que as vítimas, todas da Paraíba, eram obrigadas a vender redes, carteiras e outros objetos em troca apenas de água e comida. A polícia constatou ainda que, quando os trabalhadores não tinham sucesso nas vendas, eram espancados e presos em uma cela improvisada dentro do mesmo caminhão em que residiam.

Segundo os trabalhadores, eles se sujeitavam a essas condições por medo. Um dos irmãos emprestava dinheiro a eles na Paraíba e, como não tinham condições de pagar a dívida, eram trazidos para trabalhar no Rio Grande do Sul, de onde não conseguiam mais sair. Muitas vezes eles eram ameaçados de morte, assim como suas famílias, o que os impedia de denunciar a situação.

Conforme a PTF, os irmãos, de 42 e 44 anos, são paraibanos e têm passagens por outros delitos. Eles foram encaminhados à polícia judiciária de Lajeado e deverão responder pelo crime de reduzir pessoas a condição análoga à de escravo.
Fonte: Correio do Povo.